domingo, 12 de fevereiro de 2012



Hoje estamos completando nosso primeiro mês fora da nossa casa, do nosso querido país, longe da nossa família sanguínea e da nossa comunidade de fé, que nestes últimos anos tem sido nosso porto seguro, lugar de refugio, lutas e principalmente lugar de renovo das nossas energias e esperanças. Confesso que ficar longe das pessoas que amamos não é fácil. Quando estamos perto e planejamos sair para olhar de fora as cenas e tentar tirar algumas lições de vida, tudo parece fácil e até divertido. Entretanto, quando nos encontramos distantes da rotina, das lutas, das lágrimas diárias, das angustias do dia a dia e das alegrias também porque não, sentimos um grande vazio dentro do peito e o silêncio das incertezas torna-se quase ensurdecedor.
Nossa chegada foi de total e intensa adaptação: Frio, neve, cultura desconhecida na sua essência, dificuldade com o idioma, dificuldade de locomoção (aqui é impossível viver sem automóvel) e o medo do novo e do que nos aguardaria pela frente. Passados os 12 primeiros dias, decidimos fazer uma viagem que durou cerca de 18 dias pelas estradas deste imenso país. Cruzamos 15 estados de carro (Illinois, Indiana, Kentucky, West Viginia, Virginia, Washington DC, Maryland, New Jersey, Pennsylvania, New York, North Caroline, South Caroline, Georgia, Tennessee e Florida). Imaginem o tamanho desta aventura, nos dias atuais em que as famílias não têm mais tempo para ficarem juntas e os filhos adolescentes não querem ou não tem mais oportunidade para saírem com seus pais, nós vivemos os quatro este tempo juntos em um carro (foram 6000 Km rodados), dormimos em quartos de pequenos hotéis na estrada ou quartos carinhosamente cedidos pelos nossos anfitriões.
Em Washington DC fomos recebidos e acolhidos carinhosamente pelos nossos queridos amigos Pr. Raimundo Barreto, Eliã e seus três filhos. Fomos agraciados neste tempo pelo Senhor Deus podendo viver um momento especial com os pastores Edgar Palacios e Stan Hastey e nosso jovem amigo Angel Gallardo. O Pr. Raimundo Barreto muito gentilmente ainda nos agraciou com uma visita marcante a sede da BWA (Baptist World Alliance) onde tivemos o privilegio de conhecer de perto toda estrutura e o atual e agradabilíssimo secretário geral Pr. Neville Callam; Em New Jersey estivemos com Silvana Silva (irmã de Claudia Milligan) e sua família e aproveitamos para conhecer e nos aproximarmos de Luiz Nascimento, Josi e seu filhinho em Princeton (foi algo maravilhoso conhecer este casal de perto). Em North Caroline, fomos recebidos pelo nosso amigo Roal e estivemos em Chapel Hill visitando a Binkley Baptist Church e a Duke University. Nesta visita a Binkley Church fomos recebidos pelos pastores Peter Carman e Dale Osborne. Louvamos a Deus por suas vidas e ministério inspirador. Seguimos viagem para Tampa na Flórida onde passamos dias agradáveis com nossa irmã Claudia e William Milligan. Finalizando esta viagem recebemos um pressente de Deus ao reencontrar o talentoso e inteligente Pr. Josias Bezerra e sua família, ficando dois dias em sua casa em Coconut Creek. Pegamos a estrada em direção ao Eden Seminary e aqui estamos nós de volta ao silêncio do nosso apartamento.
            Uma coisa não posso deixar de acrescentar a este breve relato desta aventura. Quando estávamos para começar nossa viagem, os dias apresentavam-se escuros e carregados. Previsão de chuva e neve era o que estava para acontecer. Acrescente-se a isto o fato de dirigir por estradas totalmente desconhecidas e você terá o exato sentimento que nos acompanhava naquele momento. Fomos agraciados por Deus logo na saída, o sol brilhou (sunshine). Daí para frente fomos tomados de uma certeza de que o medo do novo e a incerteza do amanhã nunca podem nos impedir de seguir a longa e agradável viagem da vida. Nunca se deixe abater pelos obstáculos e ou pelas “famosas” opiniões de que não vai dar certo. Ore ao Senhor Deus, confie na sua direção e aventure-se, pois, uma coisa eu aprendi neste percurso: Pode cair neve, chuva e ter muito vento pela estrada da vida mais também pode ser que o sol brilhe e a sua viagem torne-se tranqüila e cheia de aprendizado.
            Nossa primeira etapa foi vencida. Muitas vozes até aqui e muitos sons, imagens, faces, cores, sabores, ideias, sonhos e tantas outras coisas que neste momento encontram-se misturadas em nossa cabeça. Uma coisa esta clara para nós neste momento: Deus nunca nos permitiu embarcar em projetos que não tivessem o aval Dele. Um único desejo toma conta do nosso coração neste instante que é trilhar toda esta estrada buscando ouvir a voz de Deus clara em nossos corações. Continuamos contando com suas orações.

Webster Groves, 12 de fevereiro de 2012
Wellington Santos