quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012


“Basta a cada dia o seu mal”
Mateus 6:34
            Hoje foi um mais um dia marcado pelo compasso lento do relógio. Minha sensação é que neste tempo em que estou vivendo com minha família, as horas e o tempo insistem em brincar de balé. Leveza, suavidade, beleza e muita paciência, muita paciência. Aqui presssa não tem vez, as coisas acontecem dentro de uma lógica própria  que não aceita ser pressionada nem tampouco pressionada.
            As palavras de Jesus no sermão da montanha, “basta a cada dia o seu mal”, nunca tiveram tão vivas em minha mente como nestes últimos dias. Você já parou para pensar no que significa ficar lutando dias para encontrar o segredo de como se usa o abridor de latas que está à sua disposição na cozinha? Pense no que significa sentir-se feliz por conseguir vencer o frio e a solidão das ruas, ao percorrer sozinho um caminho de cerca de 2 Km para fazer algumas pequenas compras; Imagine ficar numa mesa, ouvindo sua agenda da semana que se resume a ir a igreja no domingo e marcar um ensaio das músicas que cantaremos no dia 26 de fevereiro e isto durar quase uma hora, pois, para mim a comunicação ainda não é fácil para entender o inglês, principalmente quando falado rapidamente. Você já se sentiu feliz por conseguir cozinhar aquele prato que ficou na sua imaginação? Pois, tenho me sentido feliz por conseguir sozinho comprar alho (garlic) no supermercado da vizinhança para incrementar uma macarronada para família. Dirigir na neve por 21 km. Estes dias me senti um piloto profissional por conseguir conduzir o carro que tinha alugado até o aeroporto com neve caindo ao redor. Tem sido assim meus dias, pequenas conquistas, que no meu dia a dia “normal” não teriam nenhum valor.
            É bom e saudável de vez em quando poder sair da sua rotina diária, para poder perceber que pequenas coisas também podem ser motivo de satisfação. Geralmente para nos sentirmos felizes e satisfeitos, não sei você, precisamos de algo enorme para nos tirar do sério e roubar nosso fôlego. Hoje amanheci com um beijo carinhoso de Odja, depois tomamos café juntos, estudamos inglês, almoçamos um risoto delicioso que Odja improvisou em pouco tempo, em seguida recebemos nossa amiga Nell para nos passar a agenda da semana; eu e Odja conseguimos apesar do frio correr cerca de 30 minutos (estamos nos preparando para 2ª corrida da cidadania da IBP - rsrsrs) e depois de mais um prato para o jantar que batizei de “pasta a valentines” (hoje é dia dos namorados por aqui) estamos concluindo o dia juntos e sem pressa.
            Meu irmão e minha irmã querida. Louve a Deus pelas coisas simples que estão acontecendo ao seu redor neste exato momento. Louve a Deus pelo paladar, pela visão, pela possibilidade de amar e ser amado, louve a Deus pelas tensões em sua casa, pois, são elas que nos fazem crescer e nos aproximar mais ainda uns dos outros, com humildade é claro e disposição para perdoar e pedir desculpas quando errar. Louve a Deus pelas amizades, mesmo que de vez em quando você se sinta triste com elas. Vá à busca delas, amigo é coisa pra se guardar, já dizia o poeta popular brasileiro. Louve a Deus pelas pequenas coisas do seu dia a dia, até porque no somatório da vida, nós estaremos mergulhados muito mais em pequenas lutas e conquistas do que em imensas batalhas. Quando aprendermos de fato a dar valor às pequenas coisas e viver um dia de cada vez, creio que teremos dado um passo em direção a maturidade que tanto faz bem à nossa alma. Estou tentando estes dias caminhar nesta direção.

Webster Groves, 14 de fevereiro de 2012
Wellington Santos