domingo, 15 de janeiro de 2012

DESDE 1989

            Ultimamente tenho observado que em todos os lugares públicos como lojas, empresas, sindicatos, escolas e até igrejas a expressão “desde” tem sido muito usada no Brasil. Creio que a razão disto seja apresentar para esta sociedade superficial, chegada a um passe, olhe, pegue, pague, consuma e jogue fora, que existem coisas que foram feitas para durar, e que quanto mais o tempo passa e as coisas permanecem elas ganham gosto, credibilidade, confiança, jeito próprio e uma infinidade de outras coisas boas. Não estou defendendo aqui o permanecer por permanecer, creio que algumas coisas precisam desaparecer para que a vida, a criatividade possa se renovar e a alegria junto com o brilho nos olhos possam voltar a ter espaço na ciranda irreverente do viver.
            Resolvi brincar com a expressão para destacar que eu e Odja estamos juntos desde 14 de janeiro de 1989. Nesta experiência maravilhosa que é viver ao lado de Odja já se passaram 23 anos de casamento. Nos conhecemos na antiga escola normal para formação de professores na cidade de Aracaju. Nesta ocasião ambos tínhamos 17 anos. Lembro-me dela entrando na sala de aula atrasada, com o cabelo solto, blusa arregaçada na manga, calça jeans desbotada e uma bolsa avermelhada mais desbotada ainda, look simples e de paz com a vida. Também ela era franciscana e sua preocupação maior aos 17 anos era servir aos pobres através de um sério ensino das escrituras sagradas. Já surgia aí a teólogo e professora que todos e todas conhecem.
            Bela morena, rosto meigo, fala suave, educação exemplar e duas coisas que sempre me deixaram encantado com aquela bela menina: Sua inteligência e seu compromisso com Deus. Pronto! foi olhar para ela e pensar no intimo do meu coração: Se ela olhar para mim e eu tiver alguma chance, vou de pronto pedir ao Senhor da vida e do amor que me presenteie com a possibilidade de viver e caminhar ao lado desta menina. Bem, o resto da história eu continuo escrevendo até aqui.
            Não podia deixar de falar que nesta caminhada de muito Eros, quem me conhece sabe que não dispenso esta parte maravilhosa da vida, duas belas jovens surgiram: Andréa e Alana. Elas são o complemento deste belo projeto de vida. Uma verdadeira mistura de nós dois, plagiando o dito público: Tudo junto e misturado.
            Hoje estamos longe da nossa família sanguínea que se encontra em Aracaju, da nossa família eclesiástica que é a IBP em Maceió e de grande parte dos nossos amigos espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Aproveito para dizer que para mim a riqueza de um ser humano se encontra no temor ao Senhor Deus a quem servimos e aos amigos que vamos colhendo na caminhada da nossa vida.  Neste instante em que escrevo estas breves palavras, encontramo-nos em St. Louis, MO, USA, para vivenciar este tempo sabático ao lado das nossas filhas e de novos amigos que esperamos possam vir a ser tão marcantes quanto são todos os amigos e amigas que temos tido até o dia de hoje. Acabamos de chegar de mais uma incursão pela pequenina cidade de Kirkwood, região metropolitana de St. Louis, ao lado de uma jovem de 76 anos que tem sido nossa mãe de coração e anjo apesar de nos conhecer há apenas 3 dias chamada Nell Lockhart. Meu desejo neste instante é apenas dizer para todo o mundo que estou ao lado de Odja desde 1989 e que continuo amando-a e admirando-a de todo meu coração até hoje.

Wellington Santos
Webster Groves, St. Louis, 14 de janeiro de 2012