quinta-feira, 26 de abril de 2012


ENJOY LIFE! : Minha palavra do sabático
Nos dois meses que Andréa e Alana estiveram conosco neste tempo sabático decidimos que esse seria o tempo para nós como família.  Planejamos uma viajem de 20 dias de carro pelos Estados Unidos. Grande aventura! Horas e horas de carro, nós quatro fazíamos de tudo: Cantávamos, ouvíamos música, nos maravilhávamos com as coisas novas que víamos, parávamos para comer nos típicos fast food americanos e prosseguíamos por oito, dez horas de  highways. Moments enjoyable!
Alana decidiu ler um livro durante a viagem: Comer, rezar e amar de Elizabeth Gilbert. De quando em vez comentava partes do livro comigo e Wellington. E eu dizia sempre que ela estava fazendo duas viagens. Uma pelas estradas dos EUA e outra através da leitura.
Uma coisa interessante desse livro e que a personagem principal da história faz uma longa viajem por três países bem diferentes em busca de sua recuperação pessoal e em busca de uma palavra, a palavra da sua vida. Enquanto comentávamos a respeito desse detalhe no livro, propus um desafio: que cada um de nós inspirados na ideia do livro escolhesse a nossa palavra do sabático.
Andréa e Alana antes de voltarem ao Brasil escolheram e compartilharam conosco a partir das experiências vividas naqueles dois meses a sua palavra do sabático. E, eu e Wellington teríamos mais dois meses pela frente até escolher a nossa palavra.
Estamos na nossa última semana do sabático e chegou a hora da escolher a minha palavra do sabático. Hoje acordei com a palavra por isso decidi escrever e compartilhar: Enjoy Life” Enjoy quer dizer: desfrutar, deleitar-se, gostar, apreciar, divertir-se ou simplesmente ter prazer, então: Aproveite desfrute da vida. Tenha prazer!
O tempo sabático para mim foi tempo de desfrutar de um tempo único, apreciar das coisas mais simples a mais complexas dessa rica experiência vivida por quatro meses em um lugar bem diferente do que eu vivo. Desfrutar o dia frio com temperaturas que chegou a  - 7º graus, desfrutar os dias de  neve, desfrutar o cenário de um inverno que deixa as ruas desertas com paisagens sombrias , mas com uma beleza e encanto particular. Desfrutar da transição de uma estação para outra. Acompanhar os primeiros sinais da primavera. Descobrir que as flores chegam antes das folhas. Ver a paisagem lentamente sendo transformada: De arvores secas, sem folhas e flores para arvores engravidadas com pequenos botões que vão como que de repente parindo flores das mais diferentes cores e belezas e de repente a folhagem verde parece surgir de um dia para noite. E o que dizer das mudanças nas pessoas quando o sol começa a brilhar (Sunshine)?  As pessoas vão para os parques, praças, ruas. Começam a sorrir e se vestir de forma mais alegre e descontraída. Ficam até mais sorridentes e amigáveis. Acompanhar essas diferentes estações me ajudou a pensar sobre o movimento da vida, nas suas diferentes estações.  Um dia frio, sem sol, sombrio, nebuloso que parece infindável. Mas, de repente outro dia surge. O sol brilha e rompe  as nuvens mais escuras trazendo brilho, vida que se renova e se refaz.
Nem sempre a pressa e agitação nos permite olhar e observar o movimento suave da vida, as  coisas mais simples e belas que nos rodeiam diariamente. Por isso, esse tempo para mim, foi tempo de desfrutar. Desfrutar a essência da vida, com sua beleza simples e profunda.
Mas, o melhor desse tempo sabático foi ter desfrutado da presença total da minha família. Wellington, Andrea e Alana. Ficarmos juntos nos dois primeiros meses do sabático. Foi um prazer a mais que esse tempo nos traria. Ficarmos juntinhos sem agenda a cumprir a não ser a que nós mesmos definíssemos para nós como: visitar um museu, ir a um parque florestal, visitar o jardim botânico. Tomarmos decisões difíceis como: vamos comer hoje no Burger King ou no Arbis? (rsrs)  
Desfrutar do tempo familiar com intensidade sem dividir atenção com outras coisas foi algo especial para nós enquanto família. Desfrutarmos de ter Wellington  como  o nosso “especial cook”, criando e inventado  novos sabores com a magia de um verdadeiro alquimista foi um prazer a mais.  Desfrutei o prazer de ver Alana se deliciando em cada prato que Wellington criava, se divertindo na neve e no frio, se encantando com as coisas novas que ia conhecendo, desfrutei do prazer de ter Andréa tocando e cantando só para gente durante nosso tempo de frio mais recolhidos em casa, desfrutei de cada situação engraçada quando fomos a uma loja ou restaurante para nos comunicarmos em inglês. Desfrutei do prazer de não fazermos nada juntos, só ver o tempo passar lentamente.
Depois veio o tempo sem as meninas. Elas tiveram que retornar ao Brasil e começou o tempo de desfrutarmos apenas do prazer de estarmos um com o outro. We enjoyed together!  Viajamos “long time” juntos. Em uma dessas nossas viagens lemos um livro todo juntos. Eu lia em voz alta enquanto Wellington dirigia e nos deliciávamos com a narrativa alegre e inteligente de Voltaire em A princesa da Babilônia que narra a história de Formosante e de Amazon e mais uma principal protagonista que  é uma fênix, maravilhosa ave, de plumagem belíssima: uma ave mágica, que renasce das próprias cinzas. Três reis disputam a mão de Formosante. Em meio ao cerimonial da disputa surge o jovem desconhecido chamado Amazon. Uma longa história se desenrola com aventuras incríveis em outros países distantes até que possam entregar-se ambos ao amor que estão presdestinados. Desfrutamos da leitura, viajamos na história de Formosante  e Amazon  enquanto íamos para Dayton - Ohio.
Além das viagens nas estradas e nos livros, desfrutamos de encontros com pessoas especiais, reencontros inesperados com pessoas que fizeram parte da nossa história.  Fizemos novos amigos e conhecemos lugares novos. Desfrutamos juntos até os momentos de saudades das meninas, do Jorginho, da IBP. Enfim, desfrutamos da vida intensamente nesses quatro meses sem preocupação com relógio, calendário ou tarefas a cumprir.
Mas, foi também durante o tempo sabático que de longe nos despedimos da vida preciosa de pessoas que de uma foram ou de outra fizeram parte de nossa vida: Robinson Cavalcanti e sua esposa Miriam, Milton Schwantes, Pr. Ari Veloso e o nosso querido irmão Mario Leandro, irmão amado da nossa Igreja que me lembro de que me dizia sempre a mesma coisa quando me encontrava: “ Irmã Odja continue sempre assim, simples como é”. Mas, também de longe acompanhamos chegadas de novas vidas que nos alegraram muito: a Alice, filhinha de Janile e Jânio, o pequeno Ryan, filhinho da Rosaly e Reinaldo e já na marca de nossa chegada a Isa, a pimentinha de Gleice e Renan. Enjoy the new life!
A vida é assim mesmo. Em apenas quatro meses quanta coisa para chorar, mas também quanto coisa para celebrar, por isso : Enjoy life! Não sei quando viveremos outro tempo como este. Esperamos e sonhamos durante dez anos até que fosse possível desfrutar de um tempo assim. Mas, enquanto outro sabático não vem eu quero continuar desfrutando de cada pequeno momento da vida na certeza que cada momento é único e especial.
Concluo com as palavras da sabedoria bíblica popular: ENJOY  life with your wife, whom you love, all the days of this meaningless life that God has given you under the sun – all your meaningless days. For this is your lot in life and in your toilsome labor under the sun.” (Ecclesiastes 9:9)
Webster Groves, MO, 26 de Abril 2012.
Odja Barros