terça-feira, 9 de outubro de 2012


Balanço das Eleições 2012
                No último domingo, 07 de outubro o povo brasileiro mais uma vez foi às urnas para eleger os seus representantes municipais (Prefeitos e vereadores). Foi uma eleição marcada de expectativa por parte principalmente da mídia conservadora do nosso país que apostava no decréscimo dos movimentos mais comprometidos com os pobres desta imensa nação. O que vimos até agora como resultado da abertura das urnas, foi o contrário do que apostavam aqueles e aquelas que fazem questão de atacar todo tipo de investimento em políticas públicas que visam diminuir o fosso que separa ricos e pobres no Brasil.
                Os partidos políticos mais alinhados com o conservadorismo  e o liberalismo econômico no Brasil tiveram queda no seu número de representantes a exemplo do PMDB, PSDB E DEM (este último quase em fase de extinção no país). Já os partidos que continuam comprometidos com uma política que visa equilibrar e reparar o cenário social e econômico, a exemplo do PSB e PT, que mesmo com alguns percalços, a exemplo do escândalo do mensalão (parte do PT), tiveram um reconhecido crescimento no número dos seus representantes eleitos em 2012. Surpresa positiva foi o aparecimento de forma sólida do PSOL e em algumas cidades do PSTU que mantem um discurso mais firme no que tange a exigir reformas mais profundas no cenário político, social e econômico do Brasil.
                Olhando para participação da igreja evangélica majoritária, peço permissão para lamentar profundamente a postura imoral e acrítica de boa parte da chamada igreja evangélica brasileira e seus líderes. Cresci ouvindo que crente não se misturava com política partidária, pois, era coisa do diabo. De repente os mesmos pregadores e líderes que ajudaram a construir esta mensagem, viraram políticos de carteirinha, filiando-se ou até mesmo criando seus próprios partidos. Atualmente temos pequenos partidos políticos que são verdadeiras legendas de aluguel ligadas diretamente às ditas “denominações” evangélicas.  Podemos até  lembrar que o PT surgiu com o apoio da ala progressista da igreja católica, entretanto, o partido nunca foi uma legenda de aluguel da mesma. Por isto ganhou rapidamente o apoio de intelectuais e formadores de opinião que sonhavam com mudanças.
                No geral minha visão para estas últimas eleições municipais é muito positiva. Sei que houve compra de votos, corrupção que precisa continuar sendo combatida, entre outros exageros a exemplo de uma mídia quase que totalmente entregue 24 horas aos interesses dos poderosos deste país. Entretanto é bom lembrar que alguns campeões de votos a exemplo de Natal e Maceió, foram duas mulheres ligadas ao PSTU e PSOL respectivamente. Estes rápidos exemplos nos fazem acreditar que ainda é possível vencermos o poder do mal.
                Esperança é minha última palavra neste rápido espaço de reflexão pastoral. Esperança que nos faz ter coragem a exemplo de alguns irmãos e irmãs que nestas eleições decidiram desafiar o poder da arrogância e da morte tanto em Alagoas como em todo país. Esperança que nos faz olhar para frente crendo que com firmeza, ética, dependência de Deus e fé em Jesus de Nazaré, nós poderemos ir conquistando espaços de justiça comunitários e prazerosos para todos e todas até o dia do nosso encontro triunfal com o nosso Deus. Até lá, vamos nos inspirando nas palavras libertadoras do Senhor Jesus nosso salvador e mestre no evangelho de Lucas 4: 18,19.
                Do seu amigo e pastor Wellington Santos